A República Federativa do Brasil tem como fundamentos a cidadania, a dignidade da pessoa humana e o pluralismo político. No Brasil, é livre a manifestação do pensamento, a expressão da atividade intelectual, artística, científica e de comunicação, independentemente de censura ou licença, e o acesso à informação.
(Fonte: Constituição da República Federativa do Brasil de 1988)

domingo, 28 de junho de 2009

TURMA DE EXERCÍCIOS PARA O MPOG

Pessoal, a quem interessar, lecionarei um curso de exercícios de Dir. Administrativo da Esaf para o concurso de Gestor do MPOG, que já está na praça. O curso será feito em 4 encontros no Curso Aprovação de Brasília, nos meses de julho e agosto. Se não me engano, haverá transmissão das aulas à distância também. Maiores informações no link abaixo:

Turma de Exercícios Esaf - Gestor MPOG 2009 - Professor Luciano Oliveira

A idéia é comentar detalhadamente todas as questões de Direito Administrativo dos últimos concursos de Gestor do MPOG, bem como outras questões da Esaf de interesse para esse concurso. Tenho visto que muitos candidatos, acreditando que já dominam bem o Direito Administrativo, deixam de estudar essa matéria e acabam errando algumas questões que sabiam na prova e perdendo pontos preciosos. Com essa turma de exercícios, ressaltaremos os principais pontos que são objeto de armadilhas da Esaf, bem como sua forma de pensar e cobrar as questões, com o objetivo de fazer o aluno gabaritar essa matéria no dia da prova.

Vamos seguir aquele nosso conhecido intenso ritmo de resolução de questões, que sempre adoto em minhas turmas. Peço que só se matriculem aqueles que já tem um bom conhecimento da matéria, pois as aulas serão de alto nível e meu objetivo é fazer o pessoal "destruir" essas questões na prova! E não custa lembrar que as aulas tb serão de bastante utilidade para o concurso da Receita Federal, que está para ser lançado e cuja banca tb será a Esaf.

Abraços a todos e nos vemos em sala de aula!

Luciano Henrique Oliveira

domingo, 7 de junho de 2009

DICAS DE REDAÇÃO

Alguns concurseiros me perguntam como eu faço para escrever minhas redações em provas de concurso público. Muito bem, aqui vão algumas dicas:

1) Infelizmente não há como escrever bem sem saber o assunto. Para isso, é preciso estudar o máximo possível o conteúdo do edital, imaginando como aquilo poderia ser cobrado em uma discursiva. Não se limite a acertar as questões objetivas. Treine discorrer sobre o assunto, ainda que mentalmente, para saber transmitir as idéias que você tem retidas no cérebro pelo estudo.

2) É claro que às vezes nos deparamos com questões que não dominamos totalmente. Nesses momentos, vale o jogo de cintura: procure falar o máximo que souber sobre o tema, ainda que o que escrever não esteja diretamente relacionado com a exata pergunta da questão. Mas cuidado: não fuja do tema, mantenha sua dissertação dentro dos limites dos aspectos relacionados à questão que se cobra. Se nada souber, não deixe em branco, pois o zero você já tem. Escreva alguma coisa, com o melhor português que puder, pois há bancas examinadoras que pontuam a questão pelo quesito do conteúdo e também pelo português (ex: Esaf). De repente você ganha alguns pontinhos, mesmo errando o conteúdo.

3) Procure dar uma estrutura ao seu texto, com introdução, desenvolvimento e conclusão. A introdução fornece a idéia geral do que vai ser dito. Os parágrafos seguintes servirão para desenvolver cada idéia. O parágrafo é a unidade de estruturação do texto. Ele é composto por vários períodos (separam-se os períodos, em regra, pelo ponto final). Sugiro anunciar a idéia central do parágrafo no primeiro período, desenvolvendo-a nos períodos subseqüentes. Sempre que for falar de algo não relacionado com a idéia central do primeiro período, inicie um novo parágrafo.

4) O último parágrafo é a conclusão. Ela é importante, pois sua ausência pode fazer o texto parecer que acabou pela metade. A conclusão pode ser breve, de uma ou duas linhas, mas procure dar um arremate final ao que foi dito. É possível, por exemplo, fazer um retorno ao tema inicial ou lançar uma opinião sua sobre o tema. Porém, se a redação for de natureza técnica (ex: parecer), não cabem opiniões pessoais. Neste caso, apenas conclua com o encaminhamento que deve ser dado à questão.

5) É muito comum em provas de concurso, notadamente do Cespe, a questão exigir que se discorra obrigatoriamente sobre alguns aspectos do tema, expressamente transcritos no enunciado. Reserve um parágrafo para cada item destacado, discorrendo da melhor maneira possível sobre o assunto. É com base nesse conteúdo que a banca lhe atribuirá a nota.

Luciano Henrique Oliveira