A República Federativa do Brasil tem como fundamentos a cidadania, a dignidade da pessoa humana e o pluralismo político. No Brasil, é livre a manifestação do pensamento, a expressão da atividade intelectual, artística, científica e de comunicação, independentemente de censura ou licença, e o acesso à informação.
(Fonte: Constituição da República Federativa do Brasil de 1988)

sexta-feira, 26 de março de 2010

ADVOGADO ESPECIALISTA EM CONCURSOS PÚBLICOS

Pessoal, tenho sido constantemente consultado a respeito de indicação de advogado especialista em concursos públicos. Se mais algúem tiver interesse, favor entrar em contato comigo pelo e-mail lucianooliveira.professor@gmail.com.

Creio que o pessoal da discursiva do Bacen 2010, por exemplo, tem grande interesse de agir, conforme já postei no meu último artigo do Ponto dos Concursos (http://www.pontodosconcursos.com.br/, link "professores")

Abraços a todos.
Luciano Oliveira

AULÃO DE DISCURSIVAS PARA AFT 2010

Pessoal, estarei no dia 28/03 (domingo) ministrando um aulão de discursivas para o concurso de Auditor Fiscal do Trabalho. O evento será no Curso Turma de Estudos, em Belo Horionte.

O aulão é diferente do meu curso de discursivas do Ponto dos Concursos. Será feito um grande bate-papo sobre como fazer uma redação nota 10 no dia da prova. Apresentarei também diversas questões de concursos anteriores de Direito Constitucional, Administrativo e do Trabalho, com os respectivos comentários.

Os interessados devem acessar o site do Curso Turma de Estudos: http://www.turmadeestudos.com/

Abraços a todos!
Luciano Oliveira

segunda-feira, 22 de março de 2010

BACEN: RECURSO DAS DISCURSIVAS

Pessoal do concurso do Banco Central, o Curso Aprovação de Brasília (www.cursoaprovacao.com.br/brasilia) está oferecendo novamente o já conhecido serviço de orientação para a elaboração de recursos da prova discursivas.

Quem desejar maiores informações deve acessar o site do Curso e ligar para os telefones lá indicados ou mandar um e-mail para recurso.bacen@gmail.com. Eles orientarão sobre a forma de pagamento e de envio de suas provas, para o atendimento, que será feito por telefone ou e-mail.

Haverá professores específicos para cada área e professores de Língua Portuguesa prestando o apoio ao candidato. O valor do serviço é R$ 170,00.


Para maiores informações, peço que leiam a mensagem abaixo, referente ao mesmo serviço prestado no concurso da Receita Federal, para que vocês saibam como funciona o apoio prestado.

Boa sorte a todos!

Luciano Oliveira

sábado, 6 de março de 2010

MATÉRIA SOBRE MEU LIVRO DE DISCURSIVAS

Pessoal, reproduzo abaixo a matéria sobre o meu livro de discursivas de Direito Administrativo, publicada no site do Concurseiro Solitário (http://concurseirosolitário.blogpsot.com). Fico muito feliz que o livro esteja sendo de grande ajuda para todos os concurseiros.

Abraços!
Luciano Oliveira

------------------------------------

Há tempos eu escrevi um artigo que tratava sobre como fazer questões discursivas (clique AQUI para ler). O tempo passou e eu ainda penso que aquela forma de se resolver questões é eficaz. É natural, contudo, que falte alguma coisa e eu já sei o que é.

Fica ainda um vácuo na nossa preparação para essa modalidade de provas, também conhecidas como questões abertas (que possibilitam inúmeras possibilidades de resposta). Muitos de nós têm dificuldades porque não há um parâmetro objetivo para saber se respondemos a questão completamente ou se faltou algum item, não obstante sabermos a matéria objeto da questão. Ficamos em dúvida até sobre se acertamos a questão. Ou então, não sabemos as melhores técnicas para iniciar o texto, tampouco qual a profundidade que deve ter a nossa resposta. Enfim, ficamos sem um norte para resolver as danadas das questões.

A obra objeto da nossa resenha de hoje vem preencher esse vazio. Luciano Oliveira, professor de Direito Administrativo em cursos preparatórios para concursos e Auditor de Controle Externo do Tribunal de Contas da União (TCU), resolveu elaborar um livro nesses moldes porque sabe dos problemas pelos quais os concurseiros passam. O livro traz um grande alento.

Não é a primeira obra publicada pelo autor, uma vez que ele já publicou Direito Administrativo Cespe/UNB (Ed. Ferreira) e Análise das Demonstrações Contábeis de Empresas (Ed. Ferreira). Por isso, a gente logo percebe que ele é experiente nesse segmento do Direito.

O material empregado na produção do livro, ou seja, as folhas utilizadas e a capa, são de boa qualidade, além de as letras serem impressas sem falhas e ser de fácil manuseio. Sem falar que as letras com as respostas estão com uma fonte diferenciada da do enunciado das questões, o que nos faz ter mais atenção a elas.

O livro não é muito extenso, detendo somente 110 páginas de conteúdo, o que não lhe retira o brilho. Trata-se de um pequeno, mas notável trabalho. Afinal, o autor aborda de maneira completa e plenamente satisfatória somente a matéria que nos interessa saber.

Advirto que esse livro, como diz em sua capa, é indicado para concursos de Nível Superior. Afinal, as questões ali ventiladas são de uma complexidade maior e de uma profundidade que só os cargos dessa natureza tem. Sem falar que a fluência para escrever sobre esses tópicos é inerente à referida formação, principalmente no caso dos bacharéis em direito. Esses têm a obrigação de escrever e muito bem!

Luciano retirou questões anteriores dos últimos concursos de alguns cargos de nível superior mais procurados pelos concurseiros e as dividiu por assunto. Foram escolhidas questões do CESPE, da ESAF, do NCE-UFRJ, da FCC, da FGV e algumas questões de autoria do próprio Luciano Oliveira. Com isso, fica mais fácil treinar após estudar um capítulo de estudo doutrinário ou simplesmente para fazer revisão, depois de ficar um tempo sem ver alguns assuntos importantes e fáceis de esquecer seus meandros.

Uma das técnicas que considerei mais interessante e que foi mencionada pelo autor foi a relativa à objetividade do texto estar relacionada ao número de linhas de que o candidato dispõe para responder às questões. Parece óbvio, mas muita gente vai mal nas provas discursivas e nem se dá conta de que não foi preciso ao escrever! Muitos se desviam do tema porque só se preocupam com o conteúdo, esquecendo da forma (da estrutura, da escrita correta). É incrível isso porque acomente até os concurseiros sérios, os quais são pessoas que lutam muito para conquistar os cargos dos seus sonhos.

Outro ponto que o livro aborda é a administração do tempo e o espaço utilizado pelo candidato. Diz o livro que, quase sempre, os candidatos não conseguem ter poder de síntese e acabam perdendo tempo de prova, pois precisam aprender a tê-lo no naquele momento! Isso compromete muito o desempenho, uma vez que nos desestabiliza.

Apesar de o livro não esgotar todos os temas de Direito Administrativo, o mesmo dá uma excelente mostra do que há de mais "quente" no mundo dos concursos em termos de cobrança e da melhor forma de responder a elas. São abordados: Organização do Estado e da Administração Pública; Regime Jurídico Administrativo e Princípios Administrativos; Poderes e Atos Administrativos; Licitações e Contratos Administrativos; Serviços Públicos, Agentes Públicos; Responsabilidade Civil do Estado, Intervenção na Propriedade, Bens Públicos, Processo Administrativo e Controle da Administração. Como se vê são os principais temas, vistos pelo seus pontos mais importantes para uma prova discursiva.

Outro aspecto positivo para a obra é estar escrita já segundo o novo acordo ortográfico. Isso nos ajuda muito a internalizar cada vez mais e mais rápido as novas novas regras da língua portuguesa. É por repetição e por leitura que absorvemos tudo isso.

Resumo da Ópera – O livro é excelente, de grande valia para o público que presta concursos de nível superior com Direito Administrativo em seu programa. Eu a recomendo porque é eficiente no que se propõe a fazer. Eu mesma estou vendo o quanto preciso melhorar na minha redação e na minha objetividade quando vou resolver questões abertas. Além disso, não conheço nenhum outra obra que faça esse tipo de trabalho, que diga-se de passagem, é muito bem feito.

Raquel Monteiro (uma legítima concurseira carioca)


Fonte: http://concurseirosolitario.blogspot.com

quinta-feira, 4 de março de 2010

APOIO AOS RECURSOS: ATRFB 2009

Pessoal, assim como foi feito para o concurso de Auditor Fiscal, tão logo seja divulgado o resultado da prova discursiva de Analista Tributário da Receita Federal do Brasil (ATRFB) 2009, será oferecido, no CURSO APROVAÇÃO DE BRASÍLIA (www.cursoaprovacao.com.br/brasilia), o SERVIÇO DE ORIENTAÇÃO AOS CANDIDATOS PARA A ELABORAÇÃO DE RECURSOS DE QUESTÕES DISCURSIVAS. Infelizmente, não será possível oferecer o serviço de efetiva elaboração do recurso, pois o tempo despendido para isso seria enorme e muitos alunos acabariam ficando sem atendimento.

Por isso, optou-se por fazer uma CONSULTORIA INDIVIDUAL, analisando a resposta do aluno, mostrando onde ele errou e sugerindo argumentos para seu recurso, com sugestões de onde encontrar a necessária fundamentação. Caso alguém tenha interesse, favor entrar em contato com o Curso Aprovação de Brasília, preferencialmente pelo e-mail secretaria.brasilia@cursoaprovacao.com.br, ou por meio dos telefones (61) 3045-4516 e (61) 3045-4536, para obter as informações necessárias. A sede do curso fica no CLN 302, Bloco A, Loja 37, Asa Norte.

Para quem for de fora de Brasília, haverá atendimento remoto, POR TELEFONE. O aluno fará o depósito do custo do serviço e enviará a redação por e-mail, para que o professor possa fazer o atendimento à distância. Será o curso que ligará para o aluno, isto é, o candidato não pagará ligação interurbana.

O atendimento aos alunos será realizado, se possível, no final de semana (sábado ou domingo), de 08h00 a 12h00 e de 14h00 a 18h00. Se não houver um final de semana no meio do prazo para os recursos, o atendimento será feito em dias úteis, de 19h00 a 23h00. Se for necessário, esses horários serão estendidos, até que todos os candidatos possam receber a devida orientação.

O NÚMERO DE VAGAS SERÁ LIMITADO e dependerá do dia em que for divulgado o resultado das discursivas. Se houver possibilidade de atendimento no final de semana (sábado ou domingo), serão aceitas ATÉ 80 MATRÍCULAS. Se for preciso atender em dias úteis, APENAS 60 MATRÍCULAS poderão ser efetuadas. Portanto, é importante confirmar a vaga. O custo do serviço será de R$ 170.

Eis os professores que realizarão o atendimento:

COMÉRCIO INTERNACIONAL:

RICARDO VALE (Analista de Comércio Exterior do MDIC)
THÁLIS DE ANDRADE (Analista de Comércio Exterior do MDIC)
NICIA ARAÚJO (Professora de cursos preparatórios)

PORTUGUÊS:

THIAGO ADJUTO (Consultor Legislativo da Câmara Legislativa do DF — Área de Atuação: Redação Parlamentar)

É bom lembrar que se trata de uma obrigação de meio, não de resultado. Em outras palavras: os professores farão o melhor que puderem para orientar o candidato na elaboração de um excelente recurso, com grandes chances de obter um aumento da pontuação, mas não há com o garantir que o examinador efetivamente acolherá as razões alegadas na peça. De qualquer modo, os professores darão o máximo de si para ajudar os candidatos.

É importante que os interessados entrem em contato e confirmem o seu interesse o quanto antes junto ao Curso Aprovação de Brasília, inclusive o pessoal de outros Estados, para que o Curso possa ter uma idéia da demanda existente do serviço, afim de organizar da melhor maneira possível o atendimento aos candidatos. Afinal, a montagem da estrutura de professores, materiais e instalações para esse serviço não é simples nem barata. Além disso, estão sendo trazidos professores gabaritados para o serviço, específicos para cada disciplina da prova, alguns dos quais já conhecidos dos concurseiros da área fiscal.

Não custa lembrar que, no último concurso de Gestor do MPOG 2009, realizado pela Esaf, vários candidatos ganharam pontos preciosos nas discursivas, após os recursos.

Bem, pessoal, é isso. Desejo a todos boa sorte nos recursos e parabéns aos que já estiverem garantidos como futuros Analistas Tributários da Receita Federal do Brasil.

Luciano Oliveira