A República Federativa do Brasil tem como fundamentos a cidadania, a dignidade da pessoa humana e o pluralismo político. No Brasil, é livre a manifestação do pensamento, a expressão da atividade intelectual, artística, científica e de comunicação, independentemente de censura ou licença, e o acesso à informação.
(Fonte: Constituição da República Federativa do Brasil de 1988)

segunda-feira, 2 de agosto de 2010

MPU 2010: CURSO DE DISCURSIVAS

Ministrarei, no dia 28/08, no Curso Aprovação de Brasília, um aulão de técnicas de discursivas para o MPU 2010 (técnico e analista). Analisarei a grade de correção do Cespe, fornecerei preciosas dicas de como redigir bem e comentarei questões anteriores do Cespe. Maiores informações no site do Curso Aprovação de Brasília: www.cursoaprovacao.com.br/brasilia.

60% de desconto no site do Peixe Urbano de Brasília.

Até lá!
Luciano Oliveira

MODELO DE REDAÇÃO PARA CONCURSOS

Atendendo a pedidos, eis um modelo simples de redação dissertativa-argumentativa para concursos públicos:

1.º parágrafo: INTRODUÇÃO (apresentação do tema)
2.º parágrafo: DESENVOLVIMENTO (resposta ao quesito 1)
3.º parágrafo: DESENVOLVIMENTO (resposta ao quesito 2)
4.º parágrafo: DESENVOLVIMENTO (resposta ao quesito 3)
5.º parágrafo: CONCLUSÃO (reafirmação do tema e opinião conclusiva)

Obs.: não havendo espaço, a CONCLUSÃO pode ser suprimida, iniciando-se o último parágrafo de desenvolvimento com uma expressão de finalização (ex.: por fim, finalmente, por último etc.).

A dissertação é um texto técnico e impessoal, em que o candidato apresenta, em linguagem formal, os principais aspectos de determinado assunto.

Exemplo:

Questão: Disserte sobre o CNJ, abordando os seguintes tópicos:

a) Posicionamento na estrutura dos Poderes;
b) Composição;
c) Competências.

RESPOSTA:

O Conselho Nacional de Justiça (CNJ) é um importante órgão público, inserido na estrutura do Estado Brasileiro pela Emenda Constitucional 45/2004. A sede do Conselho fica na Capital Federal.

Embora não exerça atividade jurisdicional, o CNJ pertence ao Poder Judiciário, como demonstra o art. 92 da Constituição Federal. Sua missão consiste em exercer o controle da atuação administrativa e financeira do Poder Judiciário e do cumprimento dos deveres funcionais dos juízes.

O CNJ é composto por quinze membros com mandato de dois anos, admitida uma recondução. Entre eles, temos o Presidente do Supremo Tribunal Federal, que preside o Conselho, um Ministro do Superior Tribunal de Justiça, um Ministro do Tribunal Superior do Trabalho, um desembargador de Tribunal de Justiça, além de outros magistrados, membros do Ministério Público, advogados indicados pela Ordem dos Advogados do Brasil e dois cidadãos indicados um pela Câmara dos Deputados e outro pelo Senado Federal.

Entre as competências do CNJ, destacam-se: zelar pela autonomia do Poder Judiciário e pelo cumprimento do Estatuto da Magistratura; receber e conhecer das reclamações contra membros ou órgãos do Poder Judiciário; e rever processos disciplinares de juízes e membros de tribunais.

Assim, nota-se que o CNJ é um órgão do Judiciário de grande importância na atuação do controle administrativo e financeiro desse Poder.

Bons estudos a todos!
Luciano Oliveira